Não estou falando na corrupção no governo, não é a corrupção moral no poder, esta que em maior ou menor grau é presente em quase todos os países do mundo. Este tipo de corrupção é também abominável, e deve ser combatida a todo custo, porém não é ela a que mais me incomoda.
Me incomoda a corrupção banal, aquelas nos detalhes, a falta de discernimento de boa parte da sociedade do que é certo e errado, do nosso jeitinho tão arraigado em nossa cultura que é muito difícil não sermos também corrompidos por ele.
Estou falando da moral no seu sentido básico, a moral que tem o seu significado abaixo: convicção íntima ou coletiva, que atribui valores positivos ou negativos a determinadas condutas e pensamentos humanos.
Para mim, a falta dela é uma das principais razões de muitos dos problemas do Brasil. A moral e os costumes tem muito a ver com o respeito coletivo.
Quando falo de boa parte da sociedade, me incluo como parte do problema, e gostaria também de fazer parte da solução. Me assombra o quanto somos cientes do mal que pode causar algumas destas pequenas corrupções do dia a dia e mesmo assim as praticamos.
Exemplifico: a compra de CDs e DVDs piratas é um dos maiores financiadores do crime organizado neste país, o não respeitar a sinalização de transito, avançando ao cruzamento para economizar alguns minutos do seu tempo são os grandes agravadores do caos que é o transito nas grandes cidades, o prazer em se beber algumas cervejinhas a mais é o responsável por boa parte do enorme contingente das vítimas fatais no transito,.... a lista é interminável !!!
Se este artigo causasse pelo menos um desconforto, um desconforto que fosse crescente em pelo menos mais uma pessoa, já me dou por satisfeito em tê-lo escrito.
