Lembro que fiquei entusiasmado desde que eu eu conheci a metodologia do Balanced Scorecard desenvolvida por Robert Kaplan e David Norton. A idéia de criar indicadores, ou scores (pontuação) para objetivos importantes que você tenha em sua empresa lembra me os tempos de infância e os jogos de tabuleiro.
De fato, acho que a grande sacada dos dois foi a de organizar os objetivos em relações de dependência, em conexões de causa e efeito em busca de um objetivo maior, que no método chamamos de visão de futuro.
E quando tive oportunidade de trabalhar na implantação do modelo na Voith Siemens Hydro, tive uma chance única de aprendizado, já que, diferente do que acreditava, a construção do mapa nasce no coração da empresa, no estabelecimento de objetivos de processo que sirvam como base para a proposta única de valor.
E o que é a proposta única de valor da empresa? É justamente o que queremos entregar para o nosso cliente como valor. É que nos diferencia, é o que nos faz único. O fato de começarmos a construir o mapa estratégico com os nossos objetivos chaves a partir do valor que queremos entregar ao nosso cliente foi uma surpresa agradável no metodo que ao meu ver faz todo o sentido.
Depois disto fica fácil estabelecermos os objetivos da base, como queremos garantir que os processos internos funcionem de maneira sustentável. Com que tecnologia, pessoas, competências, conhecimento, cultura queremos lidar com os processos internos necessários para entregarmos valor ao cliente.
E por fim, identificamos quem são os nossos clientes e nosso mercado, e os resultados que esperamos com o emprendimento de atender a estes clientes.
Hoje, mais do que nunca, a empresa precisa controlar seu desempenho através de uma conjunto amplo de indicadores. Deve acompanhar a sua pontuação e sua excelência de maneira ampla, sem, no entanto, perder o o foco, evitando que o esforço não se perca em calor nos processos organizacionais.
O Balanced Scorecard é isto, um método balanceado para acompanhar o caminhar de sua empresa na busca de seu futuro, sem fazê-la perder a alma que faz vivo os seus negócios. Quem quiser e puder, vale a pena se aprofundar...
De fato, acho que a grande sacada dos dois foi a de organizar os objetivos em relações de dependência, em conexões de causa e efeito em busca de um objetivo maior, que no método chamamos de visão de futuro.
E quando tive oportunidade de trabalhar na implantação do modelo na Voith Siemens Hydro, tive uma chance única de aprendizado, já que, diferente do que acreditava, a construção do mapa nasce no coração da empresa, no estabelecimento de objetivos de processo que sirvam como base para a proposta única de valor.
E o que é a proposta única de valor da empresa? É justamente o que queremos entregar para o nosso cliente como valor. É que nos diferencia, é o que nos faz único. O fato de começarmos a construir o mapa estratégico com os nossos objetivos chaves a partir do valor que queremos entregar ao nosso cliente foi uma surpresa agradável no metodo que ao meu ver faz todo o sentido.
Depois disto fica fácil estabelecermos os objetivos da base, como queremos garantir que os processos internos funcionem de maneira sustentável. Com que tecnologia, pessoas, competências, conhecimento, cultura queremos lidar com os processos internos necessários para entregarmos valor ao cliente.
E por fim, identificamos quem são os nossos clientes e nosso mercado, e os resultados que esperamos com o emprendimento de atender a estes clientes.
Hoje, mais do que nunca, a empresa precisa controlar seu desempenho através de uma conjunto amplo de indicadores. Deve acompanhar a sua pontuação e sua excelência de maneira ampla, sem, no entanto, perder o o foco, evitando que o esforço não se perca em calor nos processos organizacionais.
O Balanced Scorecard é isto, um método balanceado para acompanhar o caminhar de sua empresa na busca de seu futuro, sem fazê-la perder a alma que faz vivo os seus negócios. Quem quiser e puder, vale a pena se aprofundar...
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